Situada entre o Parque Eduardo VII e a luxuosa Avenida da Liberdade, a Praça Marquês de Pombal é revelada como das praças mais importantes a nível histórico da cidade.
Foi Marquês de Pombal, a figura e monumento que se encontra no centro da Rotunda, que planificou e dirigiu a reconstrução de Lisboa após o terramoto de 1755 que deixou Lisboa em ruínas.
A expansão da cidade de Lisboa para norte, no século XIX, deslocou o centro da cidade do Rossio para a Praça Marquês de Pombal. Assim, em 1934, ergue-se este monumento maravilhoso a Marquês de Pombal. Com a mão pousada num leão, como símbolo de poder, este admira a sua obra-prima: a Baixa Pombalina de Lisboa.
Esta praça é palco de inúmeros eventos lúdicos e políticos desde o inicio do século XX, como a Proclamação da República Portuguesa.
Hoje, conhecida pela Rotunda de Marquês de Pombal, é uma das ligações principais de trânsito para diversas áreas da cidade. Para além disso, com o Parque Eduardo VII mesmo ao lado, foram criadas mais zonas verdes e passeios específicos para os peões circularem.