As casas rurais Bau Ksar localizadas na antiga aldeia mineira de Porto da Laje na margens do Rio Guadiana, declarado de Interesse Cultural pelo Governo ds a Andaluzia, na categoria de Local Cultural. A aldeia está localizada em uma área privilegiada do rio Guadiana de grande beleza natural e um silêncio ensurdecedor. Tem un cais espectacular de grande importância como património industrial. A reabilitação é feita com a critérios de conservação de património mineiro.
A "Casa do Engenheiro" vem da reabilitação da habitação do engenheiro-chefe de minas de Las Herrerias, localizado no final da principal esquartejado na aldeia. Na fachada ainda são o mastro e o sino que alertou para a chegada dos navios ao porto. Eles foram respeitados não só as paredes do perímetro, o telhado de duas águas coberto com telhas árabes e janelas, mas também a distribuição original de habitação. A casa é dividida em uma sala de estar - sala de jantar com lareira, cozinha, também com uma lareira, um quarto de casal com casa de banho e outro quarto com duas camas de solteiro. Um segundo banheiro com chuveiro no grande distribuidor de casa. A casa do Engenheeiro é medianera com outra casa, chamada "Casa del Horno".
A Casa do Forno" consiste em dois edifícios, que incluem áreas de noite e de dia, relacionados pelo pátio é forno antigo o verdadeiro coração da casa. La área de dia é distribuído em uma grande sala - sala de jantar com lareira e cozinha. O pátio comunica com a área de noite é dividido em um quarto de casal e outro quarto com duas camas de solteiro, entre os quartos, é banheiro.
A "Casa dos Padres" vem do rehabiltacion de uma casa localizada na principal esquartejado a aldeia mineira, é feita com critério de conservação do património mineiro e arquitetura contemporânea. Ele respeitou a abertura de novos furos para a nova fábrica e cobertura para uma água sem quebrar a unidade mineira original. Interiormente ele foi escavado para permitir a criação de um novo mezanino com troncos de castanheiro e tabuas de madeira conectados a uma escada de chapa de aço é o chao revestido com ardósia. No mezanino uma casa de banho distribui um quarto de casal e outro quarto com duas camas de solteiro. No térreo é dividido em sala de estar, jantar e cozinha na mesma área.
A "Casa das Oliveiras" está à beira da vila é recém-construído, a sua planta é rectangular e é feita com critérios de arquitetura contemporânea. Ele tem uma única baía alinhada com o riacho do Contrapeso. Seu teto é telhas planas de origem industrial do local eo projeto foi concebido para desenhar a borda da aldeia e contemplação do rio. O interior da casa é dividida em estar, jantar e cozinha na mesma área, além de casa de banho e dois quartos separados de casal e solteiro.
A "Casa do Pescador" vem da reabilitação de uma casa entre dividindo localizado no leste esquartejado a cidade mineira, é desenvolvido em duas plantas resolvidos com toras de pranchas de castanha de madeira e se comunicava com uma fachada de chapa de aço em espiral em direção ao rio. Sua fachada traseira também desfrutar de vistas sobre o rio piso térreo .Em Contrapeso é distribuído na sala de estar - sala de jantar, cozinha na mesma área e lavabo no piso térreo. No segundo andar há um quarto de casal, outro quarto com duas camas de solteiro e uma casa de banho. A escadaria também dá acesso ao telhado com vistas deslumbrantes sobre as quatro direções, o rio, e o pouso da cidade, utilizável como um terraço.
A "Casa das Latrinas Alta" e "Casa de latrinas Baixa "vem da reconstrução das ruínas das casas na cidade mineira" Puerto de la Laja ", com latrinas antigas Reconstruindo a tornar-se duas casas." Alta " e " Baixa ", com vista para o rio e para o riacho de Contrapeso.La casa é distribuída na sala de estar, sala de jantar e cozinha na mesma área, além de dois quartos separados, é casa de banho.